Angola e a questão da febre amarela

Fonte: Pixabay

Fonte: Pixabay

País registra alto número de casos da doença

Por Maria Victoria Mazza

Não muito tempo atrás, alguns países do continente africano enfrentaram uma grande epidemia de Ebola, que matou mais de 11 mil pessoas. Agora, outra doença tem causado problemas no continente: a febre amarela. “Esta é uma das mais importantes epidemias urbanas ocorridas neste século”, afirma o médico e mestre em doenças infecciosas e parasitárias, Eliseu Alves Waldman. Até o final de abril, cerca de cinco províncias angolanas tiveram mais de 1600 casos registrados e 225 mortes.

Ao que se dá a epidemia?

Até meados de março, uma campanha de vacinação lançada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) conseguiu imunizar mais de cinco milhões de cidadãos, porém, a questão que leva o continente a sofrer com tantas epidemias é mais problemática. “Elas estão boa parte condicionadas ao rápido e desordenado processo de urbanização que se verifica na África, associado à miséria, ao baixo grau de instrução da população e a ausência de serviços de saúde”, explica Eliseu.

Vulnerabilidade em outros países

Eliseu ainda explica que há uma preocupação relacionada a outros países, visto que a China já apresentou casos de febre amarela importados da Angola. Além disso, países que tiveram casos de outras doenças, como Dengue e Zika, acabam ficando fragilizados e correm risco de também apresentar casos.

Próximos passos

Com o aumento do número de vítimas, a partir de agora os órgãos de saúde, como OMS, devem continuar na tentativa de conter a epidemia e evitar que se espalhe para mais países. “Aprimorar a vigilância da febre amarela em todas as regiões vulneráveis, além de agilizar a produção e distribuição da vacina para essas áreas”, finaliza o médico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s