Como a meia entrada encarece a inteira

Benefício garante o pagamento de apenas metade do valor do ingresso em cinemas, teatros e eventos esportivos

Por Érica Travain

A Lei Federal 12.933, de 26 de dezembro de 2013, garante o pagamento de metade do valor dos ingressos em espetáculos artísticos-culturais e esportivos para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens carentes entre 15 e 29 anos. Mas você sabe quem paga a outra metade?

Ajuste de preços

O objetivo da nova lei é reduzir o preço dos ingressos de forma a aumentar o acesso de pessoas economicamente desfavorecidas a eventos culturais. No entanto, o benefício cobre apenas 40% do total de entradas disponíveis e afeta o preço oferecido para outros espectadores.

Meia entrada - Érica

A lei da meia-entrada é válida para espetáculos artísticos-culturais e eventos esportivos (Ilustração: Freepik)

De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), em seu site oficial, “o principal avanço [da alteração na lei] é a correção de distorções que ocorreram nas últimas décadas e fizeram com que os estudantes perdessem o direito de fato. Com a intensa falsificação das carteiras e completo descontrole do acesso à meia-entrada, os produtores culturais e promotores de eventos passaram a aumentar o preço dos ingressos, fazendo com que a meia tivesse preço de inteira e, a inteira virasse o dobro”.

Lógica de mercado

Os governos municipais, estaduais e federais não oferecem subsídios às empresas para financiar a metade do valor referente aos ingressos. Assim, as companhias culturais alteram a lógica da cobrança visando não extinguir seus lucros e dar conta de todos os custos. O valor da inteira aumenta de forma que o sobrepreço subsidie a meia-entrada.

A estratégia adotada é estabelecer o preço entre o valor mais baixo da meia-entrada e o valor total, de forma a obter menos prejuízos. Segundo um estudo desenvolvido por Carlos Martinelli, antes da atualização da lei, a ausência de regulamentação para limites do benefício levava organizadores de eventos a aumentarem os preços das “inteiras”, fazendo com que o desconto − que deveria ser de 50% − fosse muito menor (cerca de 20%).

Em contrapartida, os empresários propõem alternativas como “meia-entrada para todos” e promoções com a participação de redes de telefonia móvel para diminuir o preço pago pelos espectadores.

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