Dia das Mães registra vendas menores em 2016

De acordo com pesquisa divulgada pelo SPC e pela CNDL, vendas parceladas caíram 16,4%

Por Érica Travain

O Dia das Mães foi comemorado, em 2016, no dia 8 de maio, no segundo domingo do mês. A festividade levou os brasileiros às lojas em busca de presentes para celebrar a data. No entanto, de acordo com a pesquisa de volume de vendas publicada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as compras parceladas caíram 16,4% em relação ao ano de 2015.

Justificativa

A retração é explicada pela crise econômica vivida pelo país, com inflação acumulada à 9,28% e meta da Taxa Selic à 14,25%. Tais fatores restringem o crédito, contribuindo para a diminuição do consumo.

O grande número de demissões também é outra razão para a redução de vendas parceladas. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10,4 milhões de brasileiros estão desempregados atualmente. Por isso, muitos deixaram de realizar compras que requerem pagamentos no futuro.

Close-up of female hands taking giftbox

O Dia das Mães é a segunda comemoração que mais movimenta o comércio, atrás apenas do Natal (Foto: Freepik)

Setor crescente

De acordo com a recente pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), o setor de cosméticos representou 20,3% da intenção de compras para o Dia das Mães, ficando atrás apenas do vestuário, com 45,7%.

Gabriela Contieri Domingues, diretora sênior de vendas independente Mary Kay®, relata que, em sua unidade, os cosméticos mais vendidos foram os cremes de limpeza facial, hidratantes redutores de linhas de expressão, bases e perfumes. Para ela, tais itens atendem a todas as idades e mulheres: “são produtos e presentes mais fáceis de acertar no caso das mães”, pontua.

Ainda segundo Contieri, entre janeiro de 2015 e 2016, houve um aumento de 40% no consumo de cosméticos da marca. “O atendimento personalizado, que é o grande diferencial da Mary Kay®, faz toda a diferença na hora da venda. E é assim que eu estou trabalhando com as minhas clientes e também estou orientando as minhas consultoras a fazerem”, explica. Sessões temáticas de beleza, em que os produtos são experimentados, são algumas das estratégias encontradas pela empresa para atrair e fidelizar consumidores.

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