Escolhendo o consórcio em busca de um lar

Modalidade financeira remete à poupança e pode auxiliar na compra de um imóvel

Por Ana Beatriz Ferreira

Hand of young man showing keys from new flat

Consórcio imobiliário é alternativo ao financiamento (Foto: Freepik)

Realizar o sonho da casa própria é uma meta presente na vida dos brasileiros, obtida por muitos por meio do consórcio imobiliário, ainda um negócio desconhecido por parte da população. Criado no país na década de 1960 por funcionários do Banco do Brasil, o consórcio, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, ABAC, é um “mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a aquisição de bens e serviços”.

Originado na indústria automobilística, voltado ao desejo de comprar um carro, o sistema evoluiu e passou a integrar também imóveis. O funcionamento, neste caso, ocorre da mesma forma: um grupo de pessoas se une por intermédio de uma administradora para formar a poupança necessária à compra de um bem. Com suas contribuições mensais, ao final do período de 30 dias, um ou mais indivíduos são contemplados em sorteios. Também se pode ser contemplado a partir de um lance, deixando os consumidores confusos na hora de fazer a escolha.

Para seguir adiante com a ideia de adquirir uma casa ou um apartamento, a recomendação é pesquisar e se informar. A profissional de relações públicas Flávia de Montfort, por exemplo, entrou em um consórcio e, após cerca de três anos, foi contemplada com seu imóvel. “Para mim, foi uma forma de ir pagando as parcelas com tranquilidade e sabendo que a amortização era bem maior do que no financiamento”, explica. Quando questionada se utilizaria o sistema novamente, afirma: “faria de novo, mas somente se tiver como guardar dinheiro também”.

De acordo com o assessor de imprensa da ABAC Claudio Licciardi, para quem está em dúvida sobre as formas de se conquistar a casa própria, uma das vantagens é que “no consórcio, a geração é por autofinanciamento, e, por este motivo, o custo é mais baixo, enquanto no financiamento a origem é um empréstimo que possui pontas de captação”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s