Sem sair do computador

Comércio virtual segue em crescimento, mesmo com a crise econômica

Por Rafael de Paula

purchasing-689442_1920

No Brasil, e-commerce mantém crescimento (Foto: Pixabay)

Mais de 56 bilhões de reais. É essa estimativa que o chamado e-commerce, o comércio via internet, deve faturar apenas em 2016. Esse valor deve representar uma alta de cerca de 18% em relação a 2015. O número parece representar uma diferença enorme em relação a outros setores da economia, mas ainda é tímido quando comparamos com o crescimento do ano passado. Em 2015, esse tipo de comércio avançou mais de 30% em relação ao ano anterior.

Segundo Orlando Aguiar de Oliveira, assessor de imprensa do Mercado Livre® − o líder em vendas eletrônicas na América Latina −, o motivo deste aparente desaquecimento está na crise enfrentada pelo país. No entanto, ele destaca o crescimento constante do e-commerce: “tudo está estagnado. As lojas, os shoppings, tudo. Hoje, a única coisa que cresce realmente no Brasil, a números realmente altos é o comércio via internet”. Oliveira acredita que a praticidade aliada à segurança de se comprar pelo computador é o motivo de tamanho crescimento, mas adverte sobre estratégias para não ter surpresas desagradáveis na hora de comprar.

tijolo_iphone

Alguns dos equívocos do e-commerce: ao invés de celular, jovem recebeu tijolo em compra online (Foto: Arquivo Pessoal)

O assessor ainda comenta que o Mercado Livre® cresce tanto exatamente por não ser uma loja, por não fazer vendas. “Nós facilitamos o contato entre os lojistas e o consumidor e, pra isso, temos vários mecanismos de garantia de segurança. A dica pra quem quer comprar pela internet é utilizar sites isentos e seguros, sem se aventurar”, pontua.

A dica do assessor é relevante. No início do ano, por exemplo, uma jovem de Jaú, interior de São Paulo, gastou R$1.199 em um iPhone 5S, mas recebeu um tijolo. “Fiquei sem reação, indignada e muito surpresa”, afirmou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s