Representatividade nos esportes

Os jogos paraolímpicos não tiveram as mesmas chances dentro dos canais de TV, mas nem por isso foram menos emocionantes

representatividade

Ilustração: Renato

Por Mariane Ribeiro

As olimpíadas vieram e se foram. Durante dezessete dias, os jogos atraíram mais de 1,2 milhões de turistas para o Rio de Janeiro. Todas as emissoras abertas e pagas, grandes e pequenas estavam com suas câmeras voltadas aos mais de 11 mil atletas que vieram competir em 42 modalidades. Os jogos acabaram e o sentimento que ficou foi: “o que vamos fazer sem as olimpíadas?”.

O que ninguém lembrou foi que as Paralímpiadas começavam dali 21 dias, e no dia sete de setembro trouxe mais de 4 mil atletas. A cobertura na TV também parece que foi esquecida, enquanto durante as Olimpíadas quase todos os canais transmitiam alguma das 42 modalidades esportivas, durante as Paralímpiadas a cobertura foi bem menor. A cobertura jornalística parecia bastar.

O irônico é que as Olimpíadas deram ao Brasil 19 medalhas, enquanto as Paralímpiadas 72. Mas, a visibilidade desses atletas foi bem pouca e, a menos que você estivesse no Rio, só se viam as competições em um programa especial da Globo ou em pequenas reportagens durante os telejornais.

Antes do próprio público, as emissoras decidiram que os jogos paralímpícos não precisavam de toda a visibilidade que os olímpicos tiveram. Mal sabiam eles que os ingressos se esgotariam rapidamente e que as competições seriam tão acirradas e emocionantes quanto as anteriores.

Os jogos paralímpicos foram um sucesso, assim com os olímpicos, a diferença é que o primeiro não causou a comoção nacional por falta de visibilidade. Mas sempre será lembrada por sua emoção e beleza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s