O Brasil conectado está conectado

Cada vez mais brasileiros colocam a internet em seu dia-a-dia

Por: NAIARA TEIXEIRA

A popularização da banda larga nas últimas décadas permitiu uma naturalização do acesso à rede pelos brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos domicílios no Brasil aderiram à banda larga somente em 2014.

“Aqui em casa nós começamos a acessar internet há dois anos, antes não víamos necessidade e também os preços não compensavam tanto. Mas depois que meus netos cresceram e começaram a consumir conteúdos online se tornou indispensável e aos poucos eles me ensinaram a usar também.” Josefa Maria Conceição, 51 anos, bauruense e aposentada.

Dona Josefa é a representação da população de idade mais avançada que passou a consumir mídias online há poucos anos e não são poucos. As pesquisas do IBGE mostram que 36,8 milhões de casas já estão inclusas ao mundo digital desde 2014, isso resulta em 54,9% da população urbana.

As consequências dessa popularização é a atual mudança nos hábitos culturais do brasileiro. É cotidiano para a classe média acessar as redes sociais antes de começar o dia, ver os programas de TV ou séries pelo computador, ler livros no tablet e pagar as contas pelo internet banking do smartphone.

Assim, quando a tecnologia cria laços com a cultura, ela se estabelece como integrante importante neste cenário. A cada avanço de inclusão tecnológica, o brasileiro aprende e se adapta na formação de uma nova realidade digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s