Sonemic e as redes sociais nerds

Crédito: Reprodução.

Crédito: Reprodução.

Versão 2.0 do RateYourMusic promete agitar o segmento das redes “antissociais”

Por Nilo Vieira

Apesar das redes sociais mais populares se basearem na comunicação direta entre seus integrantes, nem toda a web depende de socialização. Plataformas como IMDb, Letterboxd, Goodreads e a brasileira Filmow permitem ao usuário catalogar avaliações e resenhar produtos culturais, sem precisar conversar com outras pessoas.

Embora seja menos conhecido que os outros nomes supracitados, o RateYourMusic (RYM) é um nicho nerd on-line consolidado, com 17 anos de existência. Muito criticado por seu design, o site comandado por Hossen Sharifi está em processo de renovação após uma campanha de crowdfunding bem sucedida. Segundo Sharifi, “Dentre as novidades, haverá mudança e segmentação do domínio atual (a parte musical será chamada Sonemic e a de filmes, Cinemos) e uma seção específica para video games (Glitchwave)”. Usuário do RYM desde 2012, Leonardo Carvalho opina sobre os vindouros updates: “Acho importante não só pra atrair gente nova, mas pelo pessoal já assíduo aqui. (…) Até tenho conta em outros sites iguais, mas acho o RYM melhor frequentado (risos), e se incluírem mais coisa vai centralizar legal”, conta Carvalho.

No entanto, o projeto ainda se mantém apenas como promessa até a presente data. Por inúmeras razões, a nova rede social unidora de tribos não foi lançada, e o máximo disponibilizado até agora foram versões beta de cada plataforma. Carvalho, também colaborador da campanha, não se surpreende: “Tudo no site demora uma eternidade, desde aprovação de capas dos álbuns até atualização dos charts anuais. Mas já é alguma coisa, quase todo mundo reclama do design primitivo de lá e tal”.

Para mais informações, basta acessar a página Sonemic no Facebook.

O cadastro no site RateYourMusic é gratuito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s