Sonemic e as redes sociais nerds

Crédito: Reprodução.

Crédito: Reprodução.

Versão 2.0 do RateYourMusic promete agitar o segmento das redes “antissociais”

Por Nilo Vieira

Apesar das redes sociais mais populares se basearem na comunicação direta entre seus integrantes, nem toda a web depende de socialização. Plataformas como IMDb, Letterboxd, Goodreads e a brasileira Filmow permitem ao usuário catalogar avaliações e resenhar produtos culturais, sem precisar conversar com outras pessoas.

Embora seja menos conhecido que os outros nomes supracitados, o RateYourMusic (RYM) é um nicho nerd on-line consolidado, com 17 anos de existência. Muito criticado por seu design, o site comandado por Hossen Sharifi está em processo de renovação após uma campanha de crowdfunding bem sucedida. Segundo Sharifi, “Dentre as novidades, haverá mudança e segmentação do domínio atual (a parte musical será chamada Sonemic e a de filmes, Cinemos) e uma seção específica para video games (Glitchwave)”. Usuário do RYM desde 2012, Leonardo Carvalho opina sobre os vindouros updates: “Acho importante não só pra atrair gente nova, mas pelo pessoal já assíduo aqui. (…) Até tenho conta em outros sites iguais, mas acho o RYM melhor frequentado (risos), e se incluírem mais coisa vai centralizar legal”, conta Carvalho.

No entanto, o projeto ainda se mantém apenas como promessa até a presente data. Por inúmeras razões, a nova rede social unidora de tribos não foi lançada, e o máximo disponibilizado até agora foram versões beta de cada plataforma. Carvalho, também colaborador da campanha, não se surpreende: “Tudo no site demora uma eternidade, desde aprovação de capas dos álbuns até atualização dos charts anuais. Mas já é alguma coisa, quase todo mundo reclama do design primitivo de lá e tal”.

Para mais informações, basta acessar a página Sonemic no Facebook.

O cadastro no site RateYourMusic é gratuito.

Anúncios

Uma resposta para “Sonemic e as redes sociais nerds

  1. acho o RYM uma das melhores coisas da internet, mas ainda assim fico empolgado (e ansioso, claro) com as mudanças que virão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s