É a vez da Inteligência Artificial

Crédito: Reprodução.

Crédito: Reprodução.

O avanço da tecnologia torna real o que antes era apenas sonhado pela ficção

Por João Pedro Fávero

A grande aposta da HBO em 2016 foi a série Westworld. Baseada no filme homônimo de 1976, a trama mostra um parque temático ocupado por robôs atendendo aos desejos do público pagante para fazerem o que estes visitantes desejarem, trazendo à tona uma discussão sobre a Inteligência Artificial (IA).

O cientista da computação Leonardo Coelho explica o conceito de Inteligência Artificial: “É a simulação de uma inteligência parecida com a humana, mas baseada em softwares. O robô ou dispositivo aprende uma coisa nova e está sempre evoluindo, assim como a mente humana”.

O debate sobre os perigos e benefícios da Inteligência Artificial vem desde os romances escritos por Isaac Asimov, quando ele estabeleceu as Leis da Robótica, respeitadas até hoje no desenvolvimento de robôs, mas não de modo oficial. O anúncio da Apple e outras grandes empresas para a pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial demonstra a aproximação da nossa realidade com as ficções escritas desde o século passado.

A engenheira mecatrônica Gabriela Bobra diz como a IA pode ser utilizada para o bem humano, como no caso da medicina: “Hoje é possível usar a Inteligência Artificial para diagnósticos e operações, neste caso como extensão da mão humana”. Em outros aspectos ela pode ser bem assustadora, chegando a casos de violência entre robôs e pessoas. O que podemos fazer é esperar que não chegue ao ponto exposto em filmes como “Blade Runner – O Caçador de Androides”, ou desenvolvermos uma “tecnofobia” com medo do amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s