Streaming: nova tecnologia não apagou as do passado

Crédito: Reprodução.

Crédito: Reprodução.

Os diferentes modos de se consumir música em uma época onde o digital e analógico estão bem presentes

Por João Pedro Fávero

Novos tempos demandam novos hábitos, e novas tecnologias demandam novas rotinas. O crescimento contínuo de assinantes dos serviços de streaming musicais marca uma mudança drástica no modo de consumo deste tipo de mídia, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Mesmo assim, ainda existem colecionadores e aficionados pelas mídias físicas se adaptando aos novos tempos sem deixar os velhos hábitos de lado. João Victor Penteado de 24 anos é colecionador de vinis e CDs mesmo não pegando a época auge de vendas dessas mídias físicas: “Comecei a comprar os vinis das bandas que eu já conhecia há muito tempo para somente depois ir atrás de outros gêneros musicais, pois os grupos além da música ofereciam um pacote incrível junto com o disco, e isso ocorre também com os CDs”, conta Penteado. O também colecionador Thiago Bolorino ainda pontua sobre como o lucro do artista ainda também depende da venda física: “Ainda que seja insignificante, eu gosto de pensar que a compra que eu faço do vinil ou do CD estimula o artista a continuar produzindo música”.

O disparo nas vendas de discos de vinil ano após ano mostra que João não está sozinho nessa veneração pelo passado. Porém, as vendas de CDs têm diminuído todo ano, fazendo a produção deste suporte cair cada vez mais.

João Victor mostra os prós e os contras dos vinis e os motivos de os serviços de streaming fazerem tanto sucesso: “O vinil tem, obviamente, a qualidade do som como o principal fator para se ouvir, coisa que as plataformas digitais deixam a desejar, mas eu reconheço, pode não interessar outras pessoas, além do fato de você ter de ficar sentado ou no mesmo ambiente de um aparelho toca-discos. Quanto ao streaming, você pode ouvir no seu notebook, baixar as músicas no seu celular e ouvir por ele, plugar no rádio do carro ou em caixas de som. É bem mais prático, e juntamente com o catálogo quase infinito de artistas e álbuns são os principais fatores de sucesso”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s