O legado de Barack Obama

O homem que cativou muitos com seu discurso também será marcado por seus feitos

Por Renan Dercoles

obama-356133_1920

Foto: pixabay.com

Barack Obama disse lá atrás em seu primeiro mandato que a presidência é como uma corrida de revezamento. “Você se prepara, corre o melhor que pode e passa o bastão para frente, somos todos parte do mesmo time”. O hoje ex-homem mais poderoso do mundo é lembrado pelo seu legado, ainda que os holofotes estejam todos virados para as polêmicas de Donald Trump.

Foram oito anos de governo que vão ficar marcados na história do país. “Foi uma presidência muito vitoriosa”, diz Carlos Eduardo Lins da Silva,  livre-docente em comunicação pela USP e especialista em política americana.

Marcado pela superação da crise econômica e pela retórica impecável, Obama foi eleito com um discurso de esperança após o governo nada carismático de George W. Bush e a guerra ao terror, apesar da captura e morte de Osama Bin-Laden, ele não conseguiu retirar as tropas americanas do Iraque e viu o crescimento do ISIS, sendo essa a maior derrota de seu mandato.

Apesar disso, outra forte bandeira no seu governo foi o sistema de saúde popular, o Obamacare. “Se o legado do Obamacare vai ser bom ou ruim, talvez seja um pouco cedo para dizer ainda”, diz Carlos Gustavo, professor de relações internacionais da PUC-SP.

Marcado na história como um homem diferentes dos outros presidentes norte americanos, Barack Obama é um símbolo vencedor, de um homem negro que atingiu o topo e que desafiou padrões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s