Ciência Feminina

Lugar de mulher é onde ela quiser! Inclusive na Ciência!

curie

“Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos.” Marie Curie. Foto: Domínio Público.

Por Bárbara Villela

Poderíamos citar inúmeras mulheres cientistas de grande importância, mas vamos avançar um pouco no tempo. No Brasil também existem grandes mulheres cientistas. Nise da Silveira, psiquiatra aluna de Carl Jung, lutou contra os métodos agressivos de tratamento como terapias de choque, lobotomia e confinamento. Johanna Dobereiner, indicada ao Nobel de Química em 1997, desenvolveu o Proalcool, além pesquisar sobre a fixação de oxigênio, fazendo com que o Brasil produzisse mais e gastasse muito menos (cerca de 1,5 bilhão de dólares a menos de gastos por ano com fertilizantes).

Atualmente, as cientistas brasileiras vêm ganhando cada vez mais espaço. Contudo, ainda temos mais homens do que mulheres nas áreas científicas. Segundo a estudante de Física, Talita Feijó, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), isso se deve ao fato da Ciência em geral ser vista como “um curso masculino”.

talita

Talita Feijó explica atividades no projeto “Meninas na Ciência”. Foto: Reprodução/UFRGS TV.

Talita faz parte de um projeto que busca incentivar meninas a se tornarem cientistas. “O projeto ‘Meninas na Ciência’ existe desde 2014 e o principal objetivo é incentivar meninas a seguirem na área da Ciência. Fazemos várias atividades para instigarmos as meninas a estudarem ainda mais”.

O maior incentivo à pesquisa, seja por homens ou mulheres, é sempre importante para um país, ainda mais para um país em desenvolvimento como o Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s