Como o Brexit afeta o mundo?

Decisão dos britânicos é apontada como um sintoma da situação política global

Por Ana Brandão

Os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia no dia 23 de junho de 2016. A opção por deixar o bloco econômico ganhou por 51,9% dos votos e colocou fim a relação iniciada em 1973.

Foto: Reprodução/Pixabay

Saída do Reino Unido tira força da União Europeia (Foto: Reprodução/Pixabay)

Questões econômicas e políticas permeiam o Brexit. A decisão dos britânicos coloca em xeque a sobrevivência da União Europeia em termos econômicos, tendo em vista a fragilidade que o bloco será exposto. O Reino Unido é apontado por especialistas com um dos três pilares responsáveis por sustentar o bloco econômico.

Para o economista Lucas Machado, outros países devem assumir a lacuna deixada pelos britânicos: “Com a saída do Reino Unido, a Alemanha levará, em termos econômicos, o bloco praticamente nas costas. Tudo depende das negociações a serem feitas”, relata.

A possibilidade de outros países seguirem o exemplo do Reino Unido é algo distante. A professora de Relações Internacionais Beatriz Sabia, não acredita em um possível efeito dominó: “Existem movimentos semelhantes na França e na Itália, porém sem a força do Brexit”, conta a professora.

Theresa May, Primeira-Ministra britânica (Foto: UK Department for International Development)

Theresa May (Foto: UK Department for International Development)

O processo de determinação dos termos da retirada do Reino Unido do bloco tem gerado controvérsias entre os poderes Executivo e Legislativo. A primeira-ministra Theresa May revela a intenção de implementar termos mais rígidos não apenas em relação ao plano econômico, mas também no que se refere ao controle da imigração.

A postura da primeira-ministra não é amplamente aceita pelos deputados. May alcançou uma importante vitória na Câmara dos Comuns, apesar da situação de desentendimentos. O projeto de lei aprovado pela Câmara representa mais um passo rumo à efetivação da saída do bloco.

Segundo Beatriz, o Brexit é um reflexo da atual situação política mundial: “A saída do Reino Unido da União Europeia reflete o mundo de hoje, é o mesmo que aconteceu no referendo na Itália e nas eleições norte-americanas: o equívoco de se compreender defesa como a construção de muros, sejam eles de pedras ou ideológicos”, relata a professora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s