Copa do Mundo terá 48 seleções a partir de 2026

Presidente da FIFA cumpre sua promessa de campanha de

expandir o mundial de seleções

Por Leonardo Oliveira

Gianni Infantino em convenção da FIFA. Foto: Getty Images

Gianni Infantino em convenção da FIFA (Foto: Getty Images)

O formato com 32 seleções está perto de acabar. Isso porque a Copa do Mundo contará com 48 seleções a partir de 2026. A mudança feita pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, passa muito mais pelo potencial de arrecadação e pela já conhecida forma de fazer política da instituição do que pelo fator técnico.

De acordo com o  jornalista esportivo Gustavo Abraão, essa também é uma tática para Infantino passar muitos anos no cargo de presidente: “Com absoluta certeza, a FIFA está pensando no lado político, o qual já se mostrou eficaz anteriormente – o brasileiro João Havelange ficou durante vários anos à frente da entidade após expandir a Copa para 32 times. Além disso, vale lembrar que a expansão do Mundial foi promessa de campanha de Infantino, que deve permanecer por um bom tempo à frente da entidade. Com mais equipes no torneio, mais dinheiro tende a entrar nos cofres, além de agradar a todas as confederações, pois elas pediam mais vagas há alguns anos”.

UniversiTag#: Qual o problema acarretado por esse aumento?

Além de abaixar o nível técnico do torneio, essa medida deixa a competição muito mais arrastada e confusa para os espectadores.

Para o jornalista Fernando Beagá, dono do site Canhota 10, o problema maior passa pelo formato controverso do campeonato: “O problema não é nem a qualidade do jogo, pois esse intercâmbio entre seleções fortes e fracas já existe com 32 participantes. A pior consequência é uma fórmula de disputa truncada, com grupos de 3 times, o que vai exigir muita criatividade nos critérios de desempate. E mais uma etapa de mata-mata, antes das oitavas. Esse inchaço acaba por desvalorizar as eliminatórias, que tanto pesam no calendário dos clubes, que são quem realmente investe no futebol”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s