Juros influenciam no poder de compras

Taxa Selic do Banco Central é a base para estabelecer inflação

Por Mário Lima

taxa-4

IMAGEM: Brasil e Dinheiro

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é o termômetro de juros para os bancos do Brasil. Ela é controlada pelo Banco Central e influencia a economia do Brasil. O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Maximiliano Vicente afirma que a taxa Selic é um dos pontos que aumenta a desigualdade social no Brasil. “Exemplo bem claro: se para conseguir um bem a pessoa começa a poupar e de repente pela inflação o bem que deseja sobe, ela será obrigada a adiar a compra ou financiar parte da compra, e nesse caso pagaria mais por ter juros mais altos. Já o sistema bancário lucra mais pois realiza o empréstimo baseado numa taxa que aumenta, portanto, ele aumenta o que oferece (dinheiro). Assim se estabelece a desigualdade pois quem sai mais prejudicado sempre é o consumidor final.”

Apesar da taxa básica de juros ser essencial para conter a inflação (aumento ou diminuição de preço), ela tem um problema com relação ao desemprego. Quando ela sobe para conter o consumo, o setor produtivo sofre com a queda de vendas e começa a demitir funcionários, deixando muitas pessoas sem emprego e por consequência sem consumir. O estudante de mestrado em economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Paulo Capeleti confirma que “a elevação da Selic afeta a atividade econômica pois torna tanto o consumo presente quanto o investimento mais caros, diminuindo o crescimento da economia. Mas este é um custo de curto prazo para o controle da inflação, que afeta fortemente os mais pobres, diminuindo o bem estar da sociedade”.

Questionado sobre a importância dessa equação de juros, Maximiliano Vicente responde que “existem outras opções como direcionar os investimentos públicos para setores estratégicos, realizar políticas de financiamento subsidiado para os setores menos favorecidos, dialogar com o setor produtivo para ver que medidas podem ser adotadas que não interfiram diretamente nesse setor e a mais importante, penso eu: realizar uma reforma tributária e politica”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s