Patrocinadores estamparão suas marcas nas camisas da NBA pela primeira vez na história

A liga de basquete será a pioneira a abrir mão das camisas sem custeio

Foto: Divulgação/Philadelphia 76ers

Foto: Divulgação/Philadelphia 76ers

Por Edgard Vicentini

As camisas “limpas” sem qualquer tipo de marca de patrocinadores são tradição dentre as ligas norte-americanas (NFL, MLB, NBA e NHL), mas podem estar com os dias contados. O Conselho de Proprietários de Franquias da NBA aprovou a inserção das marcas ao lado esquerdo do peito, junto com o logotipo Nike. A experiência irá durar três anos e começará no início da temporada 2017-2018.

No dia 25 de janeiro de 2017, a tradicional franquia do Boston Celtics anunciou um acordo com a multinacional General Electric. A parceria irá envolver ações extra-quadra, além do espaço alocado nas camisas. O valor da negociação não foi divulgado, mas estimativas chegam à casa dos US$15 mi.

Foto: AP

Foto: AP

A decisão dividiu opiniões. Adriano Filizzola é colecionador de camisas da NBA e não considera a ação justificável. “A ideia de colocar um patrocínio foge da identidade e da estética tradicional das camisas. Antigamente, esse tipo de marketing era abolido. Nem mesmo a marca do fornecedor de uniformes podia aparecer”, avalia. Já para o jornalista do site Locomotiva Esportiva Lucas Guanaes, a atitude pode fomentar algumas mudanças tradicionais na Liga. “A quantidade de dinheiro investida pelas empresas não é gritante. Porém, se essa for uma experiência rentável, novos investimentos de maior impacto podem acontecer”, pontua.

Além da equipe de Massachusetts, o Sacramento Kings negociou com a empresa de Blue Diamond o seu espaço por US$5 mi, mesmo valor da venda do Philadelphia 76ers para a StubHub, tradicional empresa de venda de ingressos on-line. Esses acordos não representam uma mudança tão grande no cenário econômico da liga por serem valores relativamente baixos para o padrão das franquias. Mas é possível que esse seja o primeiro passo para outras mudanças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s