A força do dinheiro nos clubes brasileiros

Cada vez mais fortes, empresas como a Crefisa investem e burlam os estatutos dos grandes clubes do Brasil

Foto: Sergio Barzhagi/Gazetta Press

Por Rafael DeLuca

O sucesso no futebol atual cada vez mais depende da equação envolvendo dinheiro e organização. No entanto, os grandes clubes brasileiros estão aceitando qualquer negócio para que seus cofres e suas salas de troféu estejam cada vez mais lotados.

Os casos da MSI no Corinthians de 2005, ou da família Teixeira no Santos do início dos anos 2000 foram os mais problemáticos já vistos no Brasil, e ao que parece, poderemos adicionar mais um nos próximos anos.

Isso porque o Palmeiras, atual campeão brasileiro, aceitou que a dona de uma empresa de crédito investisse no clube e, em contrapartida, permitiu que ela entrasse no grupo de conselheiros vitalícios do alviverde.

Leila Pereira, dona da Crefisa, em entrevista ao Portal Terra, não esconde que pretende continuar ajudando o Palmeiras e também chegar à presidência da agremiação. “Eu amo o Palmeiras e me candidatei para continuar ajudando o clube. Nesses dois anos em que estamos patrocinando o Palmeiras, percebi que poderia ajudar ainda mais participando da política”, comentou.

Para o jornalista Gabriel Tieppo, patrocinadores como a Crefisa ou a MSI podem acabar com a saúde financeira dos clubes. “Cobri a fase MSI no Corinthians e estou presente na fase Crefisa no Palmeiras. Posso afirmar que quando dinheiro e política clubistica andam juntos não é bom sinal para o futuro dos times. A crise no Brasil tem forçado alguns empresários a buscarem no futebol o mercado ideal para terem retorno para suas marcas, mas eles não se preocupam com o futuro dos times depois que os contratos acabam”, explica o jornalista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s