Copa do Nordeste mostra a verdadeira paixão por futebol

Torneio ganha espaço na mídia nacional e demonstra a importância do futebol nordestino

Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

Por Rafael DeLuca

Os gramados nordestinos voltaram a chamar a atenção em 2010, quando a tradicional Copa do Nordeste voltou a ser disputada depois de um hiato de seis anos.

A Lampions League, apelido ganho pela tradicional competição, ressurgiu para o cenário nacional devido à necessidade financeira dos clubes dessa região brasileira. Assim como nas questões sociais e econômicas, o futebol também foi deixado de lado nessa área, fato que empobreceu os clubes e a força do futebol nordestino.

Mas isso vem mudando desde 2010. Com uma valorização da marca de cerca de 30% até o ano de 2016, o torneio que marca os primeiros meses do ano do futebol brasileiro vem atraindo cada vez mais audiência pelo país.

Para Elcio Mendonça, Diretor Executivo do canal Esporte Interativo no Nordeste durante 2 anos, o potencial mercadológico pouco explorado do futebol nordestino foi a chave para que os clubes aproveitassem a Copa para alavancar suas receitas.

“O sucesso da Copa do Nordeste pode ser divido em duas partes. Primeiro vem a questão técnica, favorecida por bons jogos e rivalidades regionais. A segunda é o retorno de mercado, possibilitado pela média de público maior nos estádios, o que gera uma maior atenção dos investidores. O nordestino consome, o dinheiro é reinvestido, e os clubes lucram mais”, explica Elcio.

A paixão do torcedor nordestino também fica evidente durante as edições da maior copa do calendário nacional. Abraão Guimarães, torcedor do Campinense e que mora no estado de São Paulo há 20 anos, tem agora a chance de ver seu time da televisão.

“Agora fica mais fácil assistir aos jogos, e fico feliz de ver os clubes nordestinos mais fortes. É uma região com muitas dificuldades, mas que é apaixonada por futebol e por seus clubes. Tomara que os times de lá voltem a crescer e brigar de igual para igual dos grandes de São Paulo, Rio de janeiro”, comenta o torcedor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s