Snapchat pode estar próximo de seu fim

Jovens já sentem a queda no número de usuários e não estão motivados a continuar utilizando a rede

Por Lucas Cinchetto

Logo da rede social Snapchat / Divulgação

 

O snapchat se tornou uma das principais redes sociais dos últimos tempos, chegando a valer quase US$ 25 bilhões na bolsa de valores, em sua estréia desse ano. Mas o sucesso do snapchat não parece conseguir acompanhar o seu alto valor de mercado. O facebook anunciou recentemente que o instagram stories bateu a marca de 200 milhões de usuários, em contra partida com os 168 milhões do snapchat.

E não é de se admirar que pelo menos um dos investimentos do facebook tenham conseguido sucesso. A empresa decidiu copiar a ideia do stories do snapchat em todas as suas redes sociais, e embora tenha sido um fiasco em sua maioria, conseguiu triunfar com o instagram. Esse triunfo já pode ser sentido por usuários das duas redes sociais.

Maria Clara Rossi é usuária do snapchat e do instagram há mais de um ano e explica que, de uma hora para outra, percebeu a diminuição da atividade de seus amigos em uma das redes e o aumento na outra. “Eu tenho cerca de 70 amigos no snapchat, mas nem 20 estão usando o stories frequentemente. Esse número era muito maior alguns meses atrás. Em compensação, o meu stories do instagram tem fotos de milhares de pessoas todos os dias.”

Usuária assídua do instagram™, Julia Martins comenta que observou um número alto de pessoas passaram a usar o stories. “Eu realmente não sei o que aconteceu, mas quase todas as pessoas que eu sigo começaram a utilizar o stories do instagram frequentemente. No começo nem eu mesma utilizava, mas agora todos passaram a postar suas fotos, então eu também posto.”

queda do número de usuários afeta os usuários antigos e a sua frequência no snapchat™. Rossi conta que entrava na rede social. “Pelo menos 20 vezes por dia”, mas com a queda nas postagens de seus amigos o número não chega a 10. “Agora só entro quando me mandam uma foto. Uso o stories de lá apenas quando vou em alguma festa. Confesso que perdeu a graça”.

Deixe um comentário

