Memes um meio de informação

O que exatamente é, onde surgiu e como definir o termo “meme”?

Por Lenes Moreira

Meme Luíza no Canadá que virou febre nas redes sociais / Divulgação

 

Desde o surgimento do “Luiza, que está no Canadá“, o termo ‘meme‘ começou a ganhar mais destaque, principalmente pelo fato de a “comunicação mais popular” ter incorporado e tentado explicar o que exatamente era essa “piada”, “brincadeira” ou seja lá a denominação que deram para o ocorrido. Apesar do termo ser bem conhecido pelo nome, poucas pessoas sabem realmente definir o que é um “meme” ou mesmo sabem a sua origem.

O termo “meme da internet” é usado para descrever um conceito que se espalha na internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, embora seu conceito se refira muito mais a uma categoria da cultura da informações. O uso mais antigo conhecido é do livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta) por Richard Dawkins, publicado em 1976.

Portanto sabe-se que ao usar a palavra “meme” estamos falando de algo que se espalha através da internet, semelhante ao viral, apesar de que o seu significado também pode ser atribuído a um conceito um pouco mais antigo e que não tem relação direta com a internet (pelo menos não tinha na época).

No livro “O Gene Egoísta“, Dawkins define um “meme” como “uma unidade de evolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo. Ou seja, podemos dizer que, segundo esta definição, qualquer conhecimento relacionado a cultura que possa (ou é) transmitido através de um indivíduo para o outro é um “meme“.

Mas o “meme da internet” é um pouco diferente, apesar de ter sim uma relação muito próxima disto. Podemos dizer que um “meme” é toda e qualquer piada que se popularize através da internet. A primeira aparição do termo “meme” aconteceu no site http://www.memepool.com, criado em 1998 por Joshua Schachter (um dos criadores do del.icio.us). Jonah Peretti, que no começo dos anos 2000 teria criado junto com amigos o “Contagious Media Project“, onde fazia diversos testes virais. De acordo com o co-criador do Know Your Meme,  Kenyatta Cheese,  neste projeto foi feito um festival de virais onde muitas pessoas lembraram da teoria do Richard Dawkins e começou usar “meme” pra descrever tudo que se espalhava na rede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s