A proteção contra ataques cibernéticos

Como se proteger de ameaças cibernéticas em seu computador

Crédito: Reprodução

Por João Pedro Fávero

No último mês de maio de 2017, diversos ataques cibernéticos atingiram milhares de computadores ao redor do mundo, 40 mil deles só no continente asiático; e deixaram usuários e líderes políticos alertas quanto ao controle de informações contidas nas redes.

Apesar de a Microsoft™ dizer que consertou seu sistema em março de 2017, o vírus se espalhou aproveitando uma falha no sistema Windows™ – muitas pessoas ficaram vulneráveis aos ataques por não terem atualizado o sistema.

O vírus conhecido como WannaCry apreende dados do usuário, e a Microsoft™ utilizou o malware de exemplo para alertar sobre ataques cibernéticos, além de declarar que a tecnologia utilizada pelo vírus foi desenvolvida pela Agência Nacional de Segurança Americana, a NSA.

Não por acaso, o maior medo do mundo corporativo atual é o de ataques cibernéticos, como mostra a pesquisa feita pelo The Economist Intelligence Unit, onde altos executivos explicam que a segurança cibernética de uma empresa é um dos fatores determinantes de seu capital financeiro.

Mas o que você pode fazer pra proteger seu computador e seus dados de vírus como esse? O professor de informática Marcos Oliveira explica: “Primeiramente, deixar sempre o seu computador atualizado. A Microsoft™ já havia consertado o erro de que o vírus se aproveitava, bastaria estar em dia com o sistema. O uso de um antivírus é sempre um bom conselho, além de se precaver com o que se abre no e-mail”. Os investigadores ainda não acharam os responsáveis pelos ataques.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s