Brasil, um pais de memes

O cenário político atual do país é constantemente retratado com humor na internet

Estampa da página South America Memes sendo comercializada no MercadoLivre. Crédito: Divulgação

Por Nilo Vieira

A crise no Brasil vai de mal a pior, seja no âmbito político, social ou econômico. No entanto, um setor parece não ter se abalado: a produção de memes, multimídias virais da internet pelas quais o país já chegou até a entrar em guerra virtual no passado recente. O ramo é levado tão a sério que em abril de 2017 a Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugurou o Museu De Memes com o intuito de coletar dados para pesquisas acadêmicas sobre o assunto.

Eli Vagner Rodrigues, professor de filosofia da Unesp-Bauru (SP), opina que o nível industrial de reprodução de memes é sintomático em uma democracia desgovernada. “Em um ambiente onde os direitos aumentam, o que é um aspecto positivo, surge a confusão entre o poder opinar e o dever opinar”, diz. “O que as novas mídias propõem é que todas as opiniões são iguais e isso não é verdade.”

Já o internauta uruguaio Matias Hernandez, membro de vários fóruns sobre o tema desde 2008, aponta que o Brasil está apenas dentro de uma tendência mundial. “Nos Estados Unidos, muitos atribuem a eleição de Trump aos memes da alt right. Os políticos percebem o poder do humor viral e já apostam nisso, como o PT com a antiga página Dilma Bolada e o MBL – Movimento Brasil Livre.” Ainda argumenta que essa guinada tem teor quase emancipatório, pois “com a ascensão das redes, o próprio usuário ocupa o espaço que anteriormente era de revistas e programas de televisão satíricos, servindo como reação ao absurdismo da política cotidiana”.

Assim, não é de se estranhar que páginas em redes sociais como Corrupção Brasileira Memes (ou até mesmo usuários comuns “especializados” no Twitter™) não apenas estejam entre os mais acessados como também capitalizam com a venda de produtos com memes – camisetas, canecas e até cadernos estão entre os mais consumidos. Difícil saber se isso configura a quebra de uma barreira conceitual ou se, no fim, sempre fomos grandes memes ambulantes.

 

Anúncios

Uma resposta para “Brasil, um pais de memes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s