Jovens YouTubers ganham dinheiro com vídeos na internet

Mais de 4 bilhões de vídeos são vistos por dia no Youtube Foto: Creative Commons / Pixabay

Por Mariana Fernandes

Os canais no YouTube™ fazem parte dos assuntos mais comentados na internet nos últimos anos. O site tem mais de um bilhão de usuários segundo estatísticas da própria plataforma, ou seja, quase um terço dos usuários da Internet. Além disso, o número de canais que recebem R$100 mil por ano pelo YouTube™ cresce 50% ao ano.

De acordo com o dicionário de Cambridge, um usuário frequente do YouTube™, especialmente produtores de vídeos para o website, são chamados de YouTubers. Em vários casos, essas pessoas tornam-se celebridades, como a brasileira Kéfera. A YouTuber possui 10 milhões de inscritos em seu canal, mas afirma que as publicidades fora dos vídeos são mais rentáveis. Segundo Kéfera – em entrevista ao El País -, “você precisa de muitas visualizações e certa popularidade, de números, porque o YouTube™ se baseia nisso para te pagar. Acho que é um risco que você toma sabendo que há muita chance de dar errado”.

No YouTube™, o produtor de conteúdo pode arrecadar receita direta e indiretamente. Na forma direta, a plataforma remunera o dono do canal de acordo com as visualizações em seus vídeos; caso a pessoa opte por rentabilizar seus vídeos através de anúncios. A forma indireta seria a rentabilidade através de conteúdo orientado, ou seja, ações de marketing inseridas no conteúdo dos vídeos, nas quais os patrocinadores pagam os responsáveis diretamente para a exposição de sua marca.

Segundo Washington Saw, responsável pelo site Especialista Digital, “estimativas apontam que um YouTuber no Brasil fatura aproximadamente US$1 a cada mil visualizações em seus vídeos na plataforma. Os valores variam bastante, pois são feitos cálculos diferentes dependendo de qual lugar o vídeo foi acessado, em qual dispositivo e se houve cliques em anúncios”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s