Prós e contras sobre a série “Os 13 porquês”

Katherine Langford faz o papel da protagonista Hannah Baker na série “Os 13 porquês” (Foto: divulgação)

Por Caroline Mazzer

Temas delicados como depressão e suicídio ainda são pouco explorados pela mídia brasileira. Recentemente, esses assuntos foram abordados pela televisão, pelos jornais e pelos canais do YouTube™. Isso se deve ao lançamento da série “Os 13 porquês”. A produção da Netflix™ conta a história de uma adolescente que sofre violências físicas e psicológicas e comete suicídio.

A série dividiu opiniões. Se por um lado ajudou a pautar os temas importantes, por outro, ela pode acabar sendo considerada perigosa por romantizar uma doença tão complexa. Quem explica é a aluna de psicologia, Ana Flávia Matias: por se tratar de uma produção de cultura de massa, há um grande entretenimento envolvido, além de um caráter sensacionalista e superficial sobre o assunto. Assim, jovens com transtornos psicológicos podem se identificar com a protagonista e com o enredo, além de trazerem para si as significações que fizerem mais sentidos em sanar a dor”.

Jennifer P. Rodrigues, 14 anos, assistiu à série e percebeu que Os 13 porquês” pode ser perigosa, principalmente para quem teve ou tem depressão. Porém, ela também destaca o auxílio prestado pela série ao ajudar muitos adolescentes a tomarem mais cuidado com a maneira de tratar os colegas.A série pode ajudar quem não tem depressão a começar a se preocupar com quem tem a doença, tomando mais cuidado com o que se fala e a abrindo o olho de quem vê a depressão e o ™™suicídio como frescuras”.

Para saber mais sobre o tema, a gente separou 5 canais do YouTube™ com opiniões diversas sobre a série. Vale a pena dar uma olhada!

Pipocando

Fernanda Zau

Depois dos Quinze

Frederico Elboni

Alexandrismos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s