A revista Life e a história americana

Como a primeira publicação a incentivar o fotojornalismo transformou grandes marcos da história estadunidense em imagens inesquecíveis

Por Beatriz Reis

Nascida em 23 de Novembro de 1936, a revista Life registrou os grandes marcos norte-americanos por quase um quarto de século. Teve uma das maiores circulações no ramo das semanais, com aproximadamente 8 milhões de publicações.

A Life ganhou tanta força que chegou a fazer parte da experiência, cultura e vida americanas. Seus fotógrafos eram tratados como celebridades e interpretados em novelas, peças de teatro e filmes.

Um novo patamar de fotografia foi criado graças à alta qualidade dos produtos estampados em suas páginas. A beleza, a veracidade e até a falta de pudor cativaram o público de uma forma nunca antes experienciada.

Para quem se atreveu a trabalhar na redação, encontrou um trabalho emocionante, desafiador, exaustivo, frustrante e até desmoralizante. Compreender o momento e encontrar a harmonia para fazer a foto perfeita, mesmo em tempo de guerras, demanda forças que um fotógrafo de revista não havia experienciado até então.

A revista foi publicada semanalmente até 1972, como um “especial” intermitente até 1978, e como mensal de 1978 a maio de 2000. A editora americana Time Inc. continuou a usar a marca Life para questões especiais e datas comemorativas.

De 2014 a 2007, tornou-se um suplemento semanal publicado em grandes jornais como Washington Post, New York Daily News, Los Angeles Times, Chicago Tribune, Denver Post e St. Louis Post-Dispatch.

As publicações foram encerradas junto com os problemas econômicos e a mudança no gosto do público. O legado espalhado em acervos na internet e em livros bibliográficos continuam, mundialmente, inspirando os amantes da fotografia e os futuros fotojornalistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s