O sucesso de Carol Duarte e porque isso é importante

Carol Duarte interpreta uma pessoa trans em A Força do Querer e conquista espectadores com sensibilidade

Carol Duarte como Ivana (Foto: Reprodução)

Por Ana Carolina M. Alves

A atual novela das 21h da Rede Globo tem dado o que falar. A Força do Querer, escrita por Gloria Perez, traz diversos personagens em uma busca incessante por seus desejos. Um de seus núcleos que mais chama a atenção é o da personagem Ivana, interpretada por Carol Duarte.

Ivana é jogadora de vôlei de areia e, durante a trama, vem descobrindo sua transexualidade. Filha de Eugênio (Dan Stulbach) e Joyce (Maria Fernanda Cândido), ela é criada para ser um espelho de sua mãe e uma mulher muito vaidosa e feminina. Mas Ivana não é nada disso, o que gera muitos conflitos em sua casa e a situação vai se agravando com o desenrolar de seu entendimento como transexual.

Carol Duarte pode ser um rosto novo nas telinhas, mas é uma atriz experiente e tem um currículo vasto no teatro. Ela vem emocionando a todos com seu desempenho na novela e é altamente elogiada por seus colegas de elenco: “Ela está fazendo um trabalho lindo. Ainda vão ouvir falar muito dela”, disse Dan Stulbach. “É uma entrega visceral dessa menina”, afirmou Maria Fernanda Cândido.

Carol Duarte em cena (Foto: Reprodução)

Uma das cenas mais marcantes até o momento foi a de Ivana enfrentando seu corpo em frente ao espelho, e foi uma das primeiras a serem gravadas pela atriz. A questão da identidade de gênero é retratada no entendimento da personagem de que esse “não se sentir bem em seu corpo” significa algo mais. Para Carol, uma das partes mais importantes disso ser retratado em horário nobre na televisão é trazer o assunto para ser discutido dentro da casa do espectador. “Estava na hora de dar protagonismo para essas pessoas. A gente precisa discutir e falar sobre isso. Sinto um respeito muito grande pela questão, sei que é uma responsabilidade. As pessoas morrem por causa desse preconceito. Não é um capricho, não é uma escolha. Se a novela conseguir lidar e discutir com preconceito, ficarei muito feliz”, contou a atriz.

Em breve, a personagem vai começar a transição de gênero e isso vai ajudá-la compreender a normalidade do sentimento em relação ao seu corpo, e que outras pessoas também passam pela mesma situação. A participação do modelo trans Tarso Brant na novela teve um papel crucial para Ivana se descobrir e tomar a decisão de seguir com a transformação.

A Força do Querer está dando um show ao contar uma história que espelha o dia a dia de muitas pessoas reais, demonstrando o espaço ocupado pelos transexuais, que vai muito além das telas. Maria Clara Spinelli também faz parte do elenco e é a primeira atriz transexual a interpretar uma mulher cisgênero em horário nobre. Spinelli interpreta Mira, a amiga de Irene (Débora Falabella). “É uma virada na minha carreira. Esperei por essa oportunidade a minha vida inteira. É uma vitória pessoal e profissional, estamos quebrando uma barreira”, disse a atriz ao Gshow.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s