Redes sociais ganharam o espaço de trabalho na região

Empresas utilizam whatsapp™ e facebook™ para se comunicar com seus funcionários

Logo do WhatsApp – Divulgação

Por Lucas Cinchetto

As redes sociais já fazem parte da vida de milhares de brasileiros e cada vez mais estão fazendo parte do ambiente de trabalho. Empresas da região de Bauru estão utilizando as ferramentas para se comunicar com os funcionários.

Marcos Paulo Rodrigues é um dos três donos de um restaurante na cidade de Jaú e conta como o whatsapp possibilitou uma melhora na comunicação interna com os funcionários “Antes de utilizar o whatsapp™ as ordens se desencontravam. Cada dono falava uma coisa e o funcionário ficava perdido. Criamos um grupo no aplicativo e passamos a discutir os assuntos da empresa no grupo e também a passar ordens por lá. Por enquanto está dando certo e estamos nos entendendo bem”.

O caso é similar ao de Fabiana Lima, gerente de uma loja de sapatos de Bauru. Por conta dos diferentes turnos, os funcionários tinham problemas para se comunicar com os chefes e também entre eles, o que acabou causando desentendimentos e intrigas no local. Tudo mudou após passarem a utilizar o facebook™ para se comunicar “Preferimos usar o facebook™ para não haver problemas de privacidade com os números de celulares. Criamos um grupo e passamos a informar qualquer problema que tínhamos por lá e a resposta era imediata. Graças a isso o clima da empresa se estabilizou”.

Embora a melhora na comunicação seja observada, André Cardoso, advogado, alerta para o cuidado com uso dos aplicativos “Se o empregador mandar muitas mensagens referentes a trabalho para o funcionário fora de seu horário de trabalho, pode contar como hora extra. Dependendo do caso o funcionário pode acabar cobrando do patrão depois.” Além dos problemas legais ele alerta para os possíveis casos de discussões internas “Brigas entre funcionários e/ou patrões também podem trazer complicações já que tudo fica documentado. Os chefes tem que saber administrar a ferramenta e deixar claro que é apenas para trabalho”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s