Mulher é assassinada por atrasar o jantar do marido

Violência contra a mulher na Índia é encoberta por cultura de aprovação e silenciamento 

Por Laura Botosso 

Um homem de 60 anos confessou ter matado sua esposa de 55 porque ela demorou para servir o jantar. O crime aconteceu na noite de 8 de junho, em Ghaziabad, região metropolitana de Nova Déli, Índia. As informações são da BBC da Índia.

Segundo relato do policial Ruphesh Singh à emissora, Ashok Kumar é um dependente químico, e seu hábito diário de beber chateava Sunaina. Na noite do ocorrido, Kumar chegou em casa alcoolizado e começou a discutir com a esposa; Sunaina desejava conversar sobre o vício do marido, mas Kumar não queria falar e exigia o jantar imediatamente. “Ele ficou frustrado com a demora da janta e atirou nela”, completa Singh. Sunaina foi levada para o hospital ainda com vida, porém não resistiu ao ferimento. O homem enfrenta agora uma acusação por homicídio qualificado, como explicado no Buzztimes.

A violência doméstica tem sido o crime mais relatado contra as mulheres na Índia anualmente (em um período de 10 anos), de acordo com o Universo Online. Um estudo publicado em 2012 pelas Nações Unidas e registrado em reportagem do PÚBLICO alegava que a taxa de mortalidade de meninas entre 1 e 5 anos era 75% mais alta do que a dos meninos – constatação que fazia da Índia “o pior país do mundo em termos de diferencial entre sexos”, ainda segundo o texto.

Geeta Pandey não considera a violência contra a mulher uma particularidade da Índia, mas explica à BBC que a “cultura da aprovação e do silêncio que frequentemente permeia essa questão é o que distancia a realidade do país da de muitos outros”. Ranjana Kumari

A violência doméstica tem sido o crime mais relatado anualmente, durante um período de 10 anos. Fonte Reprodução/BBC

concorda com o apontamento: “é um fato social que os rapazes são vistos como um bem e as raparigas como uma obrigação para descartar”, complementa ao PÚBLICO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s