A CONDENAÇÃO DE LULA E O CENÁRIO DAS ELEIÇÕES 2018

Decisão de Sérgio Moro não inviabiliza participação do ex-presidente no pleito

Por Felipe Assis

Depois da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deferida pelo juiz Sérgio Moro no dia 12 de julho, o petista afirmou categoricamente sua participação na disputa eleitoral de 2018, e que só o povo pode declará-lo perdedor. A decisão judicial não afeta a participação do veterano nas próximas eleições, exceto caso a decisão se repita no TRF (Tribunal Regional Federal). A defesa do autointitulado candidato interveio em nota oficial afirmando a inocência do ex-presidente e o caráter político da investigação.

O ex-presidente foi condenado pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por receber R$ 3,7 milhões em propina referente a três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras, e segundo Moro, isso se comprova pela concessão indevida de um apartamento no condomínio Solaris, no Guarujá (SP), entregue como parte das negociações. Os procuradores pediram uma multa de 87 milhões e prisão em regime fechado. A defesa havia apresentado em julgamento um conjunto de provas que apontava ser impossível a transferência do imóvel para o ex-presidente pois o apartamento era uma garantia de operação financeira, e portanto não poderia pertencer ao réu. Um embargo de declaração foi apresentado após a decisão judicial e será contestado pela Operação Lava Jato.

O embargo é uma decisão comum aos réus condenados em primeira instância, mas mesmo assim o julgamento de Lula pelo TRF4 ainda pode durar cerca de um ano, e ser menos polarizado. O desembargador Carlos Thompson Flores acredita que durante o início, o processo se centralize na figura do juiz e diz que com mais desembargadores as provas se diluem e a decisão é moderada. Até então jornais internacionais se pronunciaram: NY Times caracterizou sentença como um “golpe impressionante” e o Le Monde Diplomatique classificou o ex-presidente como uma importante figura da esquerda e levantou a possibilidade de risco na participação de Lula em 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s