Conheça Hilda: a pin up plus size que já desafiava padrões nos anos 50

Diferente das pin-ups magras, posadas e sempre seguindo o mesmo padrão de beleza, Hilda mostra o lado sexy da mulher plus

Por Maria Beatriz 

Pin ups dos anos 50 desconstruindo padrões. Foto Reprodução/Pinterest

A moda teve início nos anos 40, quando os soldados americanos começaram a pendurar (em inglês, pin-up) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos como forma de “distração”.

Com o passar do tempo, estabeleceu-se um padrão específico e essas mulheres magras, com um ar clássico, retrô e sempre ligadas à um teor sexual passaram a ser conhecidas como pin ups.

Nos anos 50, porém, o ilustrador americano Duane Bryers decidiu desafiar os padrões de beleza que eram impostos pelas modelos e criou Hilda, a personagem que viria a se tornar uma das primeiras modelos plus size da história.

Os desenhos de Bryers mantinham todos os ideais das outras pin ups, mas rompiam com a questão do corpo extremamente magro, o rosto fino e os traços de boneca. Hilda também não é delicada a todo momento e é dona de um carisma e de um teor mais humano que não se via presente em outras representações.

Hilda aparece, diversas vezes, em cenas ativas e lendo livros, uma forma de luta contra a ideia da época de que mulheres gordas eram sedentárias e não se preocupavam com o conhecimento intelectual.

Ruiva, tímida, forte e um tanto quanto desajeitada, ela guarda seu encanto para a quebra dos paradigmas ilusórios de charme e sedução. A personagem é tão bela, simpática e sensual quanto qualquer mulher real pode ser.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s