20 ANOS DE HARRY POTTER: leitura e magia através do tempo!

A saga literária infanto-juvenil de mais sucesso na história comemorou 20 anos do lançamento do seu primeiro livro

Por Michelle Albuquerque

“20 anos atrás um mundo onde eu vivia sozinha foi aberto repentinamente para outros.

Tem sido maravilhoso. Obrigada.” 

@jk_rowling

Com essa frase emocionante em seu twitter, a autora britânica J. K. Rowling comemorou no dia 26 de junho de 2017 o vigésimo aniversário de lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro livro da saga literária infanto-juvenil de maior sucesso dos últimos tempos. Em 1997, a história do bruxo Harry Potter e o seu universo mágico conquistou leitores do Reino Unido, dos Estados Unidos e, em pouco tempo, do mundo todo.

A série conta com 7 livros traduzidos para mais de 65 idiomas, uma série de filmes de sucesso nos cinemas e uma linha gigantesca de produtos licenciados a marca global tem um valor estimado em 25 bilhões de dólares. Mas uma das principais conquistas da autora foi o fato da saga ter despertado o interesse na leitura de crianças e jovens, se mantendo como um dos principais títulos que conquista novos leitores de todas as idades todos os dias.

Parabéns, Harry! (Imagem: Reprodução | Edição: Canva)

Despertou uma geração de leitores

Os livros de J.K. transformaram a forma de consumir literatura no início dos anos 2000. Laís Fermino, 25, não lembra exatamente a idade quando conheceu e teve contato com o universo no primeiro livro, mas lembra-se que desde pequena já nutria um sentimento positivo em relação à saga. Os livros são o formato narrativo da mestranda, que destaca os detalhes e sutilezas sobre a versão dos cinemas.

O estudante William Câmara tem 24 anos e acompanha a saga desde os 12, quando assistiu a “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” na escola e encantou-se com a história. Logo aventurou-se na versão impressa com “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, o primeiro livro que leu: “depois disso, a paixão pelo universo e pelos livros só cresceu”, relembra.

O primeiro volume da série ganhou várias capas incríveis ao longo dos anos. (Imagem: Divulgação)

Já o estudante Dayvson Oliveira de 18 anos descobriu o primeiro filme em 2007 e foi amor à primeira vista. Para ele, a saga foi importante em uma época delicada de sua vida: “foi meu porto seguro enquanto eu assistia à separação dos meus pais”, afirma.

Ele atribui o sucesso da história à ligação feita entre infância e bruxaria. “As histórias relacionadas ao mundo mágico até então eram muito repetitivas e pesadas. Não concordo que a autora não tenha se inspirado em obras anteriores, mas o que J.K. fez foi acrescentar o diferencial”, explica Dayvson. E o contexto dos bruxos tão parecidos com as pessoas comuns gerou a empatia do público.

Dos livros e telonas para a internet e a vida real!

Com o objetivo de reunir os fãs para comentar os filmes já lançados e os que ainda estavam por vir, dois amigos goianos criaram em 2012 a página Harry Potter – Brasil no Facebook. Atualmente a página conta com mais de 926 mil curtidas e é referência no assunto nas redes sociais. Todos os dias eles recebem dezenas de mensagens, fazem pesquisas, se inspiram e compartilham as melhores ideias do mundo Potterhead.

Os moderadores da página acreditam que não existe idade ideal para gostar de Harry Potter:mais de 50% do nosso público possui entre 18 e 24 anos. A parcela que tem mais possibilidade de ter acompanhado a saga desde o começo (entre 25 e 34 anos) compõe 17% do total, perdendo até mesmo para os adolescentes que juntos somam 20%”, explicam.

A página Harry Potter – Brasil já tem quase 1 milhão de curtidas no Facebook! (Imagem: Reprodução/ Facebook)

Hoje a página transformou-se em uma oportunidade de negócio para os administradores: “sempre estamos com novas parcerias e já fechamos negócio com grandes empresas, como a Amazon. Estaremos viajando para São Paulo este mês para o maior evento imersivo inspirado em Harry Potter na América Latina e temos planos de lançarmos nossos próprios eventos em breve”, conta Dayvson. Também destaca que tudo o que a página já conquistou foi graças aos fãs, a atenção e o apoio com o projeto.

Entre os eventos organizados e fomentados pela página, o alagoano destaca um encontro de fãs em Campos do Jordão, cidade que recebeu a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil!  Com professores, os principais youtubers potterheads do país, a experiência foi inesquecível: “os olhares curiosos, as pessoas parando para tirar fotos, os sussurros que diziam: “é o Harry Potter”, “são da escola de magia”, os sorrisos estampados nos rostos das crianças e as brincadeiras que fizemos, eu jamais vou esquecer isso”, finaliza.

Fãs de Harry Potter em Campos do Jordão, cidade sede da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Qual o futuro da saga?

Com 7 livros e 8 filmes (o último foi dividido em duas partes), a saga teve o seu “fim” em 2011. E em 2016 ganhou duas novidades incríveis: uma peça de teatro e uma nova franquia spin-off. “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” é uma peça de teatro que obteve uma versão impressa, está em cartaz em Londres, na Inglaterra, e sua história é centrada em Albus Severus Potter, um dos filhos de Harry.

Nas telonas, o spin-off “Animais Fantásticos e Onde Habitam também estreou ano passado e é o primeiro de uma série de cinco filmes que tem relações e elementos conhecidos por fãs da saga, e muitas coisas novas. As novas histórias e aventuras estão aprovadas por todos os potterheads e segundo o estudante William: “quanto mais magia melhor!”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s