O que você precisa saber sobre Economia

Economistas afirmam que alguns conceitos econômicos devem ser compreendidos por todos

IMAGEM: Pexels.com

Por Tito Silva

Sempre que assistimos a um telejornal ou acessamos um portal de notícias, nos deparamos com assuntos ligados à Economia. Taxa de juros, reservas cambiais, superávit, liquidez. Ouvimos termos como esses todos os dias na imprensa, mas grande parte dos brasileiros não entende o “economês”. Em meio a tantas informações apresentadas sem uma melhor explicação, o que fazer? O que devemos saber sobre o funcionamento da Economia para compreender melhor a nossa realidade e como ela afeta nosso cotidiano? A reportagem do Universitag# perguntou a economistas o que eles acham que todo brasileiro deve saber sobre Economia.

Para a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Instituição Toledo de Ensino (ITE), Salete Lara, todos os cidadãos deveriam se familiarizar com dois conceitos fundamentais: a taxa de juros aplicada na economia nacional, a chamada Taxa Selic, e a inflação. “A Taxa Selic comanda os níveis de investimento, os juros aplicados nos financiamentos e nas compras a prazo. Todos devem se atentar também à inflação, pois é ela que eleva os preços finais dos produtos e serviços”, fala a economista.

O economista Leonel Capetti concorda com Salete, e afirma que o conhecimento sobre como certas informações econômicas afetam nossas vidas é fundamental. “A alta da taxa de juros deixa o financiamento menos acessível, e a inflação causa um ‘efeito dominó’ na alta dos preços e corrói o poder de compra” diz.

Uma busca pelo termo “educação econômica” no Google® resulta em muito mais páginas sobre educação financeira, um assunto distinto. Para Capetti, a falta de uma educação econômica nas escolas é um dos fatores responsáveis pelo baixo conhecimento da população sobre Economia. “Isso dificulta que as pessoas estabeleçam uma relação entre o que é divulgado e como isso pode impactar suas vidas”, afirma. Para Salete, outro obstáculo para a educação econômica no Brasil é de ordem cultural: a associação usualmente feita entre Economia e matemática. “A Economia é uma ciência social aplicada que estuda a produção, o comportamento do consumidor e do ofertante. Como pensam que é pura matemática, não há interesse no estudo da Economia. Mas isso é um grande equívoco”, fala a economista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s